Prezados (as) leitores (as),
Gostei tanto desta última peripércia que fiz na cozinha que resolvi postar, mas sempre com... Um pouco de história...
O pão presente em todos os lares é motivo de polêmica. Mas, de fato não se sabe quando o pão começou a ser feito. Como era o pão de antigamente?
É estimado que o pão tenha surgido há 12 mil anos na Mesopotâmia juntamente com o cultivo do trigo. Eram feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho. Os primeiros pães eram achatados, duros, secos e muitos amargos. Para ser ingerido, o pão era lavado várias vezes em água fervente e depois era assado sobre pedras ou embaixo de cinzas.
O primeiro pão assado em forno de barro foi a 7000 a.C. no Egito, que mais tarde descobriram o fermento. O pão chegou à Europa em 250 a.C. sendo preparado em padarias, mas com a queda do império romano, as padarias fecharam e o pão teve que ser feito em casa. Somente a partir do século XII a França começou a melhorar e então no século XVII o país se destacou como centro mundial de fabricação de pães.
No Brasil, o pão começou a ser popular no século XIX, apesar de ser conhecido desde os colonizadores. Os pães feitos no Brasil eram escuros enquanto na França o pão era de miolo branco e casca dourada. O pão francês que tanto é usado no Brasil não tem muito a ver com os verdadeiros pães francês, pois a receita do pão francês no Brasil só surgiu no início do século XX e difere do pão europeu por conter um pouco de açúcar e gordura na massa.
.......................................................................................................................................
Sempre fui apaixonada por pão, qualquer tipo de qualquer jeito.
Hoje estou quase dominando a técnica para se fazer um bom pão, minhas últimas experiências foram de preparar pães rechados, ficaram uma delícia!
Babem sem moderação!
Bjs
A receita básica da massa da minha ex-professora Cleonice Ferraz.
O recheio pode ser o que mais gostar lembrando que, não pode ser muito úmido para não solar o pão. Vale lembrar também que não é qualquer pessoa que acerta fazer pão, precisa-se de mão e carinho!
Ingredientes
500g de farinha de trigo especial(aproximadamente),
1 sachê de fermento biológico seco granulado,
1 colher de sobremesa de sal,
125ml de água,
125 ml de leite,
3 ovos,
1 colher de sopa de açúcar
Recheio: Nos meus usei, bacon, calabresa, parmesão, azeitonas, funghi e tomates secos. Com essa quantidade de massa modelei 3 tipos de pães.
Utilize um pouquinho de leite morno para ativar o fermento. No liquidificador coloque o leite, a água, os ovos, o açúcar e bata bem. Junte com a farinha de trigo reservada e o fermento. Misture com uma colher grande e vá acrescentando mais trigo até obter uma massa com aspecto grudento. Deixe descansar 30 min. Abra a massa até uma espessura de 1 cm, distribua o recheio em toda área da massa. Enrole como rocambole dobrando as pontas para não vazar o recheio, disponha a massa em uma forma de furo central ou de pão untada com margarina e enfarinhada. Deixe fermentar até dobrar de volume. Pincele com azeite de oliva e salpique queijo. Leve para assar por 30 minutos.
Fabi, adorei este pão. Fiz ontem com recheio de frango com ricota defumado, ficou uma delicia.
ResponderExcluirParabéns e Obrigada pela receita.