Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Lembranças - Polenta trufada com ragu de rabada

Queridos (as),


Devido influências italianas, sempre estiveram presentes na mesa de casa, berinjela, abobrinhas, massas, polpetas e a indiscutivelmente divina polenta.

Hoje para matar um "bocadinho" a saudade e testar algumas alterações para um cardápio, resolvi preparar a Polenta trufada com ragu de rabada. Um pouquinho de história...

Logo cedo coloquei na panela, azeite, alho, cebola, linguiça defumada, e rabo bovino, fritei até dourar, coloquei um pouco de vinho tinto, deixei ferver e acrescentei muitos tomates maduros. Ficou no fogo médio até que as carnes soltassem dos ossos. Retirei os ossos e continuei cozinhando por mais 2 horas.

Para a polenta foi mais simples. Um litro de água temperada com um belo bouquet garni (não é a melhor descrição mas...). Quando estava quase fervendo, retirei o bouquet e em chuva coloquei um pouco mais de uma xícara de fubá. Mexi vagarosamente para não empelotar, coloquei sal, pimenta do reino, parmesão e finalizei com um excelente azeite trufado (Vindo da França, presente da minha amiga Bel).

A prova ficou inenarrável...

Babem sem moderação!

Beijinhos



terça-feira, 16 de novembro de 2010

MUDANÇA - Hora do Improviso

Prezados(as),

Como estou de mudança para SP no início de dezembro, as compras para casa estão ficando menores e sem muita variedade.

Adoro improvisar na cozinha, estou abusando dos ingredientes secos e desidratados para preparar pratos simples e nutritivos.

Sempre curti fazer compras, escolher os produtos com calma, ler muitos rótulos, imaginar o que poderá ser criado com isso ou aquilo. Agora, mais do que nunca, será: É o que tem pra hoje, ou melhor, é o que tem na despensa.

Seguindo esta linha, meus últimos pratos foram todos no improviso, não deixando de serem saborosos e bonitos.

Esta massa oriental, fiz na semana passada, super fácil e ficou divina.

Escolha uma boa massa grano duro, cogumelos secos (hidratados no vinho branco e água), manteiga, molho de soja, cebola e alho ralados, cebolinha, sal, pimenta do reino, gergelim e conhaque.
Refogue na manteiga a cebola e o alho, esprema os cogumelos e corte-os em tiras, refogue junto. Ao dourar, coloque umas duas colheres de conhaque e flambe até que o fogo apague. Junte quatro colheres de molho de soja e a massa cozida "al dente". Mexa e incorpore a massa aos ingredientes. Finalize acertando o sal, colocando uma pitada de pimenta do reino, o gergelim e a cebolinha a gosto.

Prático e delicioso, babem sem moderação!

Abraços