Tem muita gente que faz a associação imediatamente: se fala em churrasco, pensa em picanha. Coberto por uma grossa capa de gordura, o corte é macio e saboroso por natureza. No entanto, aqui no Brasil, ele só foi definido para valer nos anos 70. Antes disso, era vendido junto com alcatra ou coxão duro.
Diferentemente do coxão duro, a picanha é mais tenra e vermelha, pois fica em uma região do boi – a parte superior traseira – onde os músculos são menos exigidos, portanto menos rijos. A localização deu inclusive nome ao corte. “Chegou à churrascaria Bambu, por engano, uma importação de tapa de cuadril”, conta o especialista Marcos Guardabassi. “Quando os clientes perguntaram que carne era aquela, o assador, um gaúcho, explicou que o corte ficava na parte em que se fazia a ‘picaña’, isto é, onde se tocava o gado, em geral com um aguilhão.” Virou picanha.
No gado brasileiro, de origem zebuína, o corte não ultrapassa 1,1 kg. Se for mais pesado, abra o olho: parte do coxão duro está sendo vendido como picanha. “A fronteira é a 3ª veia que atravessa a carne”, explica Guardabassi. No coxão duro limpo é possível identificar seis veias. Apenas a carne ao redor das três primeiras é a picanha.
Fonte: Estadão
------------------------------------------------------------------------------------------
Queridos amantes da picanha,
Este corte de carne é muito versátil e existem diversas formas de prepará-lo.
Já me aventurei em fazer picanha do avesso, picanha na panela de pressão, assada no forno, filé, entre outras formas.
Ontem o jantar residencial foi um medalhão de picanha em cama de batata rosti ou como alguns conhecem, batata russa - nada além de batata ralada e grelhada. Andei estudando um pouquinho e descobri que...
É rica em fibras, vitamina C e todas as do complexo B, principalmente a B16, que atua na formação das células do organismo. Tudo de bom não é?
Agora vamos ao que interessa.
Para o medalhão - 1 peça de picanha com 1kg, sal, pimenta do reino e óleo. Barbante para amarrar.
Para a batata - 1 batata grande, vinagre, 1 ovo, 1 colher (sopa) de farinha de trigo, 1 colher (chá) de mostarda, sal e pimenta do reino.
A Carne - Corte em postas a carne com aproximadamente 4 cm, enrole até que as pontas da gordura se encontrem e amarrem com barbante culinário. Tempere com o sal, a pimenta e pincele um pouco de óleo. Coloque em frigideira antiaderente bem quente. Não mexer na carne até que, na parte superior comece a minar um pouco de líquido, vire o medalhão e deixe por uns 8 minutos. Retire os medalhões e coloque no forno alto (pré-aquecido 280ºC). Deixe por 10 minutos.
EXEMPLO DO CORTE...
EXEMPLO DO CORTE...
A Batata - Rale a batata em ralo grosso, coloque em uma tigela com água, vinagre, sal e pimenta do reino. Em outra tigela bata rapidamente o ovo, a farinha, a mostarda, o sal e a pimenta. Esprema a batata até retirar todo o líquido e incorpore nesta mistura.
Aqueça uma frigideira antiaderente coloque um fio de azeite e faça bolinhas tipo hamburgueres achatados com a batata, doure dos dois lados. Monte o prato conforme a foto e Hulalá!!!
Olá, Fabi!
ResponderExcluirJá estou devorando seu blog! rs Recomendado pela Van. Adorei!
Fiquei na dúvida aqui se a batata precisa ser pré-cozida.
Obrigada! Sucesso!
Olá Pex, como está?
ResponderExcluirQue bom que gostou do blog, devore sem moderação rs.
Respondendo a sua pergunta, a batata é crua mesmo, assim fica mais crocante.
Beijinhos
Fabi