Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 8 de março de 2010

Mil e uma utilidades

Olá leitores,

Sempre gostei muito de abóboras (jerimum), todos os tipos me atraem, algumas para doces outras para salgados.

Minha sogra me apresentou a alguns anos a abóbora japonesa ou Kabotiá, uma espécie com casca verde escura e dura, muito dura.



Sou fã do purê feito com esta espécie, fica leve e acompanha bem qualquer refeição.
Como é um alimento que eu comeria semanalmente, fui pesquisar um pouco sobre e descobri que as abóboras em geral possuem muitas vitaminas, isto é, faz bem e não engorda, ideal para quem está começando uma dieta em plena segunda-feira.

Confiram...
----------------------------- 
“Tem poucas calorias, uma vez que aproximadamente 95% da sua composição é água. Em 100 g de abóbora cozida somam 40 calorias, no máximo, 9,8 g de carboidratos, 1,2 g de proteína, 0,30 g de gordura e 1 g de fibra”, ensina a nutricionista Sônia Almeida, dos Vigilantes do Peso. Por seu baixo teor calórico – dependendo da espécie, pode ter de 20 a 40 calorias por 100 g –, comparada com outros alimentos, como a batata e a cenoura, por exemplo. Assim, é uma boa opção para substituir esses legumes em recheios, reduzindo consideravelmente as calorias.

Além disso, ela tem alto valor nutritivo, com vitaminas E, A e as do complexo B e sais minerais. Possui, ainda, o betacaroteno, um poderoso antioxidante encontrado em frutas e legumes de coloração alaranjada. Ele ajuda a combater os radicais livres, prevenindo inúmeras doenças degenerativas, como o câncer.

CALORIAS EM CADA 100g

Abóbora em gera: 40
Abóbora Moranga: 35
Flores de abóbora: 18
Sementes: 573


Fonte: www.espacoecologiconoar.com.br

----------------------------------------------

Eu nunca tinha testado essa iguaria com carne de porco, mas vou contar que ficou perfeita.

Preparei um filé mignon de porco recheado com queijo do reino, selei o filé na frigideira por todos os lados e coloquei no forno alto por 15 minutos, aproveitei a frigideira e derreti açúcar mascavo com suco de caju, sal e molho de pimenta, deixei reduzir em uma perfeita calda, (depois de estudar um pouquinho) assei as sementes com sal e fiz o divino purê. Tudo bem que para eu seguir uma dieta, não deveria ter o queijo e as sementes (já que são superultramegapower calóricas) mas garanto que a combinação ficou tão boa que vou inscrever esta receito em algum concurso.

Beijinhos e até qualquer hora...

Ah, babem sem moderação!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário