Queridos(as) leitores(as),
A expressão crème de la crème em franês significa algo magnífico, esplêndido, simplesmente único e delicioso.
Já o crème Brûlée significa "creme queimado", uma sobremesa francesa com 319 anos.
Uma sobremesa cremosa, onde o encontro do creme de leite, com os ovos, o açúcar e a baunilha, delicadamente misturados, cozidos e assados forma-se uma sutil e sofisticada sobremesa.
Hoje em dia, os chef criam cada vez mais com esta possibilidade de creme queimado... aparecem nos cardápios, creme brûlée de queijos, de frutas, agridoces, etc.
Para eu preparar a sobremesa, hoje, é uma tarefa fácil, mas para quem nunca testou, não se torna tão simples. Para não complicar, faço a receita clássica, onde seguida fielmente, não tem como errar.
Na última quinta-feira, resolvi prepará-la para meus meninos e, modesta parte, ficou "surreal" como diria minha irmã Laiza.
A receita...
Para 6 ramequins (forminhas de porcelana)
500ml de creme de leite fresco
1 fava de baunilha (ou 20 gotas de essência)
5 gemas sem a pele
50 gr de açúcar
Açúcar cristal
Aqueça o creme de leite ligeiramente batido com fouet (batedor de claras), com a baunilha até levantar fervura. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Bata as gemas com o açúcar até ficar totalmente homogêneo e fofa.
Misture as gemas batidas com o creme já frio e se necessário passe por uma peneira.
Coloque o creme nos ramequins, ajeite-os numa assadeira com água (banho-maria) e leve ao forno pré-aquecido em 140º por 40 minutos.
Retire os ramequins, leve à geladeira cobertos por filme plástico até esfriarem por completo (aproximadamente 2 horas).
Para servir, retire o filme plástico, coloque um pouco de açúcar cristal em cada ramequin e utilize um maçarico para formar uma crosta de caramelo.
Caso você não tenha um maçarico, utilize o grill de um forno. O charme é ficar uma fina crostinha de caramelo para quebrar ao colocar a colher.
Ulalá... delícia, ou melhor, Crème de la crème.
Nenhum comentário:
Postar um comentário